fechar
Tutoriais

4 Dicas de Como escolher uma raquete de Padel

Introdução

Não há dúvida que um dos maiores dilemas de quem começa a jogar, é saber como escolher uma raquete de Padel. O facto da oferta ser tão vasta e as opções serem tão diferentes, faz com que quem está prestes a escolher a sua raquete fique muito confuso e com muitas dúvidas na hora de tomar essa decisão.

A primeira coisa a saber é o que é que o jogador está à procura, ou seja, qual o seu estilo de jogo. Será um jogador mais defensivo? Será mais de ataque? Ou será que está à procura de uma raquete que lhe dê um pouco mais de controlo, já que de uma forma natural é um jogador agressivo?

Como escolher uma raquete de Padel?
Como escolher uma raquete de Padel?

Parece complicado saber como escolher uma raquete de Padel, contudo, se o jogador já souber o que está à procura, consegue evitar alguns erros, tais como: comprar uma raquete só porque alguém recomendou, ou mesmo escolher a sua raquete porque é também a do seu jogador preferido.

1- Lesão ou propensão para lesão

Deverá também procurar uma raquete que lhe permita mais conforto em caso de alguma instabilidade articular ou mesmo lesão.

Se o jogador tiver algum tipo de lesão que lhe permita continuar a jogar (normalmente é uma lesão no cotovelo ou no ombro), deverá procurar escolher uma raquete com um balanço um pouco mais equilibrado. Porém, se não tiver qualquer lesão, já é possível ter uma raquete mais dura e com um balanço um pouco mais alto.

Imagem ilustrativa de lesão no cotovelo
Imagem ilustrativa de lesão no cotovelo

2- Peso da raquete

O normal de uma raquete para mulher será entre os 350 e 365 gramas. Para homem, pode ser ligeiramente mais pesada, sendo que este valor situa-se entre os 365 e 385 gramas. Acaba por ser raro encontrar uma raquete muito mais pesada ou mais leve do que estes valores.

Isto são apenas valores indicativos, vai depender sempre da constituição da própria pessoa, já que acaba por haver homens que jogam com “raquetes para mulher” e há mulheres que jogam com “raquetes para homem”.

3- Balanço e forma da raquete

De uma forma geral, um balanço mais alto, ou seja, mais peso distribuído na parte superior da raquete, vai favorecer o jogo ofensivo e, ao mesmo tempo, de certa forma penalizar o jogo defensivo. Normalmente, o jogador de esquerda tende a ter uma raquete em forma de lágrima ou diamante e o jogador de direita, uma raquete redonda, com mais controlo.

Formas da raquete
Formas da raquete

4- De que material vai ser constituída a minha raquete?

  • Existem diferentes tipos de goma, que é o material usado no interior da raquete. Há gomas mais suaves e gomas mais duras. A sensação que o jogador tem com uma goma dura é que tem menos saída, principalmente, a baixa velocidade. Contudo, esta mesma goma dura, quando o jogador consegue colocar mais força, a bola sai com muito mais velocidade.
  • Por fora da goma existem várias camadas, normalmente são de carbono, de fibra de vidro ou ambas. Habitualmente, a fibra de vidro é mais indicada para os mais inexperientes, porém, as de carbono também começam a ganhar muita fama no mundo da iniciação porque já é possível adquirir uma boa raquete, para um médio prazo, a um preço acessível. Quanto mais camadas de carbono, mais dura fica a raquete, por exemplo, uma raquete de carbono 3K é mais mole do que uma raquete de carbono 12K.
  • Rugosa ou lisa? Não existe muito consenso neste aspeto mas, na teoria, uma raquete rugosa vai permitir aplicar mais efeito em determinados gestos técnicos.
  • Mate ou brilhante? Em algumas ocasiões em que existe humidade no ar, uma raquete com uma capa brilhante pode não permitir executar alguns golpes com efeito, provocando uma sensação de batida em falso ou deslize. Já uma raquete com a capa Mate, normalmente, tem mais aderência e facilita a execução de efeitos.
Fábrica de raquetes de Padel
Fábrica de raquetes de Padel

Conclusão

Em suma, a forma de como escolher uma raquete de Padel depende de vários fatores, bem como aquilo que o utilizador está disposto a investir, contudo, no mercado atual, já é possível comprar um razoável raquete de carbono, com bom controlo e boa saída de bola, por menos de 100€.

Uma grande dica de como escolher uma raquete de Padel é tentar, através de amigos ou de disponibilidade do clube, experimentar uma raquete igual antes de adquirir a nova. É certo que algumas caraterísticas das raquetes vão se modificando, com o passar do tempo, porém, já é possível ter uma ideia daquilo que se vai encontrar depois de comprar.

E agora, já tem sabe como escolher uma raquete de Padel? Avisamos o leitor que é possível ver outros artigos tutoriais na secção destinada ao efeito.

Deixe um Comentário