Manter a posição da rede não é nada fácil. Porém, é ainda mais complicado chegar a este momento. O vólei de transição pode ajudá-lo a conquistar a rede diminuindo a probabilidade de se colocar numa situação de perigo.
A técnica de vólei, à primeira vista, pode parecer simples, porém, tem muito que se lhe diga. Existem vários tipos de vólei: de construção, ofensivo, de finalização, de bloqueio, de contra-ataque e de transição!
Afinal, o que é o Vólei de transição?
De grosso modo, o vólei de transição é usado quando o jogador quer passar do fundo do campo para perto da rede. Não deverá ser confundido com o vólei que é usado quando o jogador se desloca para o fundo do campo, ou seja, numa situação de emergência. Por outro lado, o vólei de transição usa-se avançando no terreno, “empurrando” o adversário para trás, sem pressa, assumindo gradualmente uma posição mais ofensiva.
São 3 os erros mais comuns ao aplicar este tipo de vólei
- Agressividade excessiva – este será um dos erros mais vistos, já que a maioria dos jogadores acha que tem de acelerar a bola para causar dificuldade, porém, a decisão correta será privilegiar a precisão, o controlo e a procura da abertura de ângulo para dificultar a bola seguinte ao adversário;
- Acelerar o jogo – quando estamos a subir à rede, ou na fase de transição, o objetivo não é ganhar o ponto, mas sim conquistar um momento confortável perto da rede. Ou seja, o ideal será tirar velocidade para aumentar a probabilidade de sucesso;
- Demasiada pressa em chegar ao objetivo intermédio – muitos jogadores acham que têm de executar tudo muito rápido e não têm paciência para esperar pelo momento certo. A utilização do vólei de transição exige paciência, caso contrário, o jogador que o realiza pode ser, facilmente, apanhado em contrapé.
Considerações finais
Há várias maneiras de jogar um vólei, porém, o ideal será estar bem apoiado momentos antes do seu adversário tocar na bola, caso contrário, a probabilidade de se colocar em problemas aumenta muito, já que o seu vólei vai ser executado de forma incorreta.
Quando mais afastado da rede, mais deverá usar o seu peso corporal para imprimir a velocidade desejada na bola, aumentando, assim, o controlo no gesto.
Este vólei de transição pode ser usado em vários níveis de jogo, do iniciante ao avançado. Para o usar deverá haver algum espaço à frente do seu adversário, ou então fazer este vólei em balão se reparar que o seu adversário está muito colado à rede. No entanto, deverá sempre privilegiar o controlo e a procura de espaços vazios para obrigar o seu adversário a executar menos bem, levando-o, pelo menos, ganhar a rede.