As lesões no ombro são muito comuns em jogadores de Padel, tendo em conta a quantidade de vezes que se usa esta parte do corpo, que contém músculos e tendões responsáveis por vários movimentos. O Padel é um desporto em que os movimentos que fazemos são muito repetitivos e esta caraterística pode despoletar, mais facilmente, algumas lesões.
A diferença da musculatura rotadora interna em relação à rotadora externa do ombro provoca um desequilíbrio entre as duas, que pode levar ao risco de lesão. Esta condição provoca pouca harmonia entre os movimentos, criando patologias e compensações musculares difíceis de corrigir. Só é possível ultrapassar este problema com uma reeducação postural e com a melhoria dos gestos técnicos.
Motivos que podem levar a lesões no ombro
- Execução dos gestos técnicos demasiado rápida, o que pode provocar um desequilíbrio;
- Realizar esforços exagerados no momento de realizar o gesto;
- Elevado número de repetições contínua, durante muito tempo, sem descanso;
- Má técnica no momento de realizar o Smash ou a Bandeja.
Conselhos para prevenir as lesões no ombro
Realizar um bom aquecimento
Um dos mais esquecidos no mundo do Padel. A grande maioria dos praticantes aquece apenas os 5 minutos no campo, porém, esse tempo não é suficiente para evitar lesões no ombro. Convém dedicar mais algum tempo a exercícios de aquecimento sem bola:
- Corrida durante 5 minutos com elevação dos braços e das pernas;
- Deslocamento lateral alternado;
- Mobilização articular geral;
- Deslocamentos na pista simulando alguns golpes de bolas baixas;
- Utilização de elásticos, trabalhando em várias direções ao mesmo tempo que simula os golpes que vai executar em jogo;
- Simulação de vólei e deslocamento atrás onde simula a Bandeja.
Melhorar a técnica
Às vezes, sem darmos conta, realizamos uma série de gestos que não são nada adequados e que vão provocando lesões no ombro. Se isto acontecer durante muito tempo pode levar-nos à lesão. A má execução do Smash ou da Bandeja pode afetar, gravemente, o ombro. Seguem-se alguns conselhos para melhorar a técnica:
- Na técnica do Smash não usar apenas o ombro: fletir as pernas, extensão da coluna e flexão do braço, cotovelo e pulso. Terminar com a extensão das pernas, flexão da coluna e extensão do braço;
- Na técnica da Bandeja tentar sincronizar a coluna com os membros superiores, tentando parar a inercia do braço com os rotadores externos do ombro;
- Evitar o exagero da amplitude articular. Isto pode acontecer quando levamos o braço demasiado atrás para tentar ter mais potência no remate.
Por fim, o que fazer se tem dor no ombro?
- Dar descanso e deixar de jogar durante uns dias;
- Aplicar gelo na zona afetada para tratar a fase aguda;
- Tratamento com anti-inflamatórios;
- Recorrer a um especialista em caso de lesão mais grave.