fechar
Tutoriais

Resposta ao serviço no Padel: para onde? E como?

Não é segredo nenhum que cada ponto começa com um serviço e uma resposta ao serviço. No entanto, quantos são os jogadores que treinam o serviço e a respetiva resposta? Quantos jogadores, durante o aquecimento pré-jogo, executam alguns serviços e algumas respostas ao serviço, com o objetivo de se prepararem para o que os espera em jogo?

Partindo do pressuposto que um bom objetivo durante o ponto é “obrigar” o adversário a jogar sempre mais uma bola, então, faz sentido que não se erre logo nos primeiros momentos do mesmo: serviço e resposta ao serviço.

Repare que se colocar o serviço diretamente na rede ou mesmo no vidro, é um ponto grátis que está a entregar ao adversário, sem que ele tenha feito qualquer coisa para o conquistar. Para além disso, falhar um serviço começa a provocar frustração na sua dupla e, por outro lado, a dar confiança ao adversário.

Jogador do WPT a executar um serviço de Padel
Serviço de Padel no World Padel Tour

Não errar na resposta, num nível intermédio, também acaba por ser vantajoso, já que é melhor sofrer um remate vencedor do que colocar a resposta ao serviço diretamente na rede, outra vez, sem que o adversário se tenha esforçado para vencer esse mesmo ponto.

Então, onde se posicionar para receber o serviço? O posicionamento varia consoante é o primeiro ou o segundo serviço?

Diferença emocional na resposta ao serviço do jogador de esquerda e do jogador de direita

Se estiver do lado direito, tem a responsabilidade de responder a primeira vez e também quando existir empate (por exemplo: 40-40). Por outro lado, se for jogador de esquerda, terá uma pressão extra, já que as vantagens e os pontos importantes do jogos são servidos da esquerda para a esquerda.

Para onde direcionar a resposta ao serviço no Padel?

Regra geral, faz sentido que a resposta seja direcionada para quem serviu, já que é bastante provável que apanhe o adversário em movimento ou numa posição desconfortável para poder aplicar uma bola mais rápida. O parceiro de quem está a servir fica à espera na rede, ou seja, se ele estiver atento e bem ativo, não faz sentido responder para ele, já que a probabilidade de aplicar uma bola rápida é muito mais alta.

Por outro lado, se detetar que o parceiro está “desligado” do jogo, mesmo que ele já esteja na rede, pode experimentar responder para ele, com o objetivo de o apanhar desprevenido.

Resposta ao serviço com bola alta ou bola baixa?

No 1º serviço do adversário, o ideal será jogar uma bola baixa, ou seja, forçar o vólei. O 1º serviço, normalmente, é mais tenso e a bola não levanta tanto, o que obriga o jogador que recebe a jogar por baixo, já que não consegue colocar-se debaixo da bola, em condições de executar um bom balão. O que se observa no nível de iniciação e intermédio é que alguns jogadores tentam responder em lob a um serviço difícil, ou seja, a probabilidade dessa bola alta sair em boas condições é baixa e se ficar curta é ponto quase certo do adversário.

No 2º serviço já existem mais opções. Em regra geral, o recomendado é fazer lob, tendo em conta que é uma excelente maneira de conseguir colocar a bola nas costas do adversário e ganhar a rede. De destacar que o 2º serviço não deverá ser tão tenso, ou seja, é mais fácil colocar a raquete bem debaixo da bola e impactar de baixo para cima.

No caso de ser um jogador já com alguma técnica, neste 2º serviço pode também experimentar uma bola lenta nos pés do jogador adversário que está a subir à rede (este tipo de bola chama-se “chiquita”). Com esta bola, vai obrigar o adversário a fazer um vólei defensivo, ou seja, com um ponto de contacto abaixo da tela, permitindo-lhe subir à rede e esperar por uma oportunidade de aplicar um vólei alto, colocando o seu adversário em dificuldade.

Serviço de Padel
Serviço de Padel

Situações a evitar na resposta ao serviço

  • Resposta demasiado lenta, permite ao adversário subir à rede e fazer uma preparação longa, aumentando a probabilidade de sair uma bola rápida, colocando-lhe, a si, numa situação muito desfavorável;
  • Tentar uma resposta vencedora. Na maioria das vezes, tentar um “winner” no serviço é quase sempre má opção, já que a taxa de acerto vai na sua resposta vai diminuir bastante. Do ponto de vista estatístico, não compensa acertar um winner e falhar as nove respostas seguintes, por exemplo;
  • Do ponto de vista técnico, evite responder ao serviço sem uma preparação atempada. Existe tempo para perceber se a bola vai para a esquerda ou para a direita, permitindo a quem recebe de se preparar de acordo com o tipo de bola.

Onde se posicionar para receber o serviço?

Não existe um local específico para se posicionar para a resposta ao serviço, já que tudo depende não só da sua técnica, como também da sua perceção do próprio jogo.

No entanto, para quem está a começar, o ideal será posicionar-se um passo atrás da linha de serviço e sensivelmente a dois metros do vidro lateral. Com este posicionamento vai estar preparado para várias situações distintas: se o serviço for curto, em poucos passos consegue ir de encontro à bola; se o serviço for longo, permite jogar com o primeiro vidro lateral e se o serviço for ao “T”, também se encontra relativamente perto desta zona do campo.

Resposta ao serviço no Padel
Resposta ao serviço no Padel

Conclusão

O Vinte por Dez espera que este tutorial lhe tenha servido para melhorar alguns aspetos, ou mesmo refletir sobre algumas situações que costuma fazer no seu jogo e que pode, eventualmente, alterar. Não esquecer que é preferível jogar mais uma bola do que colocar a resposta ao serviço, diretamente, na rede ou no vidro!

Deixe um Comentário