fechar
Curiosidades

Crescimento do Padel em Portugal

No final do ano de 2021, existiam cerca de 100.000 praticantes ou pessoas que já jogaram Padel em Portugal.

Não é à toa que o Padel é das modalidades com mais capacidade de retenção de praticantes: a grande maioria que joga pela primeira vez quer repetir.

Para além de ser um desporto muito social, é gratificante para o praticante desde o primeiro dia. Ao contrário de outras modalidades onde são precisas aulas para retirar algum proveito, o Padel é fácil de jogar, divertido e acessível para qualquer tipo de pessoal. Seja o praticante pouco ou muito atlético, com boa técnica ou não, a diversão é garantida e a dinâmica de jogo é muito mais atrativa do que em modalidades semelhantes, como o Ténis. A maioria dos praticantes experencia uma rápida evolução e fica, facilmente, viciado.

Vantagens para o praticante amador em comparação com o Ténis:

  • É mais social por ser praticado em duplas;
  • A bola está mais tempo em jogo porque o campo é mais pequeno e existem os vidros que a mantêm dentro do campo;
  • É mais dinâmico porque se podem usar os vidros para fazer efeitos e jogadas incríveis;
  • Não é tão exigente fisicamente para se ter algum sucesso;
  • O praticante sente-se realizado logo desde o primeiro dia;
  • Pode ser praticado por qualquer pessoa, em família, com os amigos, com colegas de trabalho e mesmo com “desconhecidos”, tendo em conta a facilidade de integração proporcionada pelas caraterísticas da modalidade.

Num evento em Barcelona em 2021, onde foram analisados todos os benefícios do Padel, Marta Marrero, jogadora profissional que participa no circuito profissional World Padel Tour, dizia: “Independentemente do facto de o Padel estar na moda, é um desporto que permite que a pessoa se desconecte de todos os problemas da vida quotidiana. O praticante entra em campo e esquece tudo. É muito divertido, fácil de jogar e o seu sucesso tem a ver com a facilidade de prática desde o primeiro dia.”

A nível amador, o Padel em Portugal cresceu muito graças ao World Padel Tour e às suas transmissões. Há muitas pessoas que seguem a competição e têm jogadores preferidos, que os vão motivando. As incríveis jogadas que são protagonizadas pelos profissionais são vistas pelos amadores e sentidas como se um dia fosse possível fazer igual.

Crescimento do Padel em Portugal:

  • No final do ano de 2021, existiam cerca de 100.000 praticantes ou pessoas que já jogaram Padel. Este número é absolutamente impressionante para a quantidade de anos que o Padel em Portugal tem, de uma forma mais séria;
  • Há um programa, o Padel Escolar, onde a Federação Portuguesa de Padel já formou cerca de 2.500 professores de Educação Física, proporcionando a milhares de crianças o contacto com a modalidade;
  • A nível de grandes eventos internacionais, em 2021, Portugal foi palco em cinco deles. Hoje em dia, a par com Espanha, em termos de eventos de Padel, Portugal é o “centro do mundo”;
  • De acordo com a Federação Portuguesa de Padel, no nosso país existem mais de 550 campos, porém, estes números já aumentam em pouco tempo, tendo em conta a velocidade com que estão a abrir clubes em vários pontos do país. A pandemia acabou por ter um efeito surpreendente no crescimento do Padel em Portugal, já que foi sempre considerada uma modalidade segura.

A história do Padel em Portugal ainda tem muito que desenvolver mas pode ver, neste artigo, a História do Padel pelo mundo!

5 comentários

  1. Ótimo artigo com dados muito interessantes. Principalmente o peso das competições portuguesas. Forte abraço e continuação de bom trabalho.

Deixe um Comentário