A história do Padel começa no inicio dos anos 70 quando o mexicano, Enrique Corcuera, queria construir um campo de Ténis em sua casa, na cidade de Acapulco. Porém, como não tinha muito espaço e para as bolas não se perderem no grande jardim da casa, optou por colocar muros à volta, tendo assim uma barreira física. Com todas estas adaptações à vontade de construir um campo de Ténis, nasce aquele que hoje é conhecido como o Padel moderno. Apesar de os campos já terem sofrido algumas alterações face a este primeiro, as suas medidas e a altura das paredes ainda se mantêm as mesmas.
É em 1974 que começa a história do Padel em Espanha. Um amigo do mexicano Enrique Corcuera, Alfonso Hohenlole, acabou por construir os primeiros campos de Padel no Marbella Club, depois de estudar e aperfeiçar alguma regras do jogo. Com estes dois campos de Padel em Marbella, os seus amigos de classe alta começaram a demonstrar muito interesse pelo jogo. Em pouco tempo surgiram campos de Padel por toda a Costa do Sol, onde várias instituições e figuras de nome demonstraram interesse em patrocinar, organizar e investir em grandes torneios.
Em 1975, um ano depois do nascimento do Padel em Espanha, um amigo próximo de Alfonso Hohenlole, Julio Menditegui, tomou a decisão de importar a modalidade para a Argentina, onde rapidamente atingiu um sucesso incrível, com mais de 2 milhões de praticantes e 10.000 campos construídos.
História do Padel em Portugal
Foi na década de 90 que acabariam por surgir os primeiros campos de Padel em Portugal, no Lisboa Racket Centre, porém, a sua utilização, nessa altura, era apenas para aulas de Mini Ténis.
Em julho de 1991, em Madrid, surge a Federação Internacional de Padel, onde o objetivo passaria por organizar competições a nível internacional, bem como realizar um Regulamento de Jogo.
É já em 2003 que o Padel ganha nova vida em Portugal, onde a All Padel, uma empresa espanhola, decide reconstruir três campos no Lisboa Racket Center. Neste mesmo ano foi organizado o primeiro grande evento de Padel em Portugal, onde grandes figuras como Carolina Navarro, Juaní Mieres, Juan Martín Díaz e Fernando Belasteguin marcaram presença.
Em 2008, em Portugal, é organizada uma edição do Campeonato Europeu de Padel, onde Portugal consegue a melhor classificação de sempre na competição, o terceiro lugar. Esta data foi um grande marco, já que depois deste evento começou uma autêntica explosão de campos em Portugal e número de praticantes aumentaria exponencialmente.
No início do ano de 2017 houve um acontecimento muito importante para o Padel em Portugal, já que foi publicado em diário da república a atribuição do Estatuto de Utilidade Pública Desportiva à Federação Portuguesa de Padel.
Quer saber mais sobre o crescimento do Padel em Portugal? Veja aqui no nosso artigo!
2 comentários